Verdades e mentiras sobre sucos, chás e álcool

Verdades e mentiras sobre sucos, chás e álcool

OUÇA O POST EM PODCAST

Cerveja dá mesmo barriga? Bebidas isotônicas curam ressaca? Chá verde emagrece? Suco de couve com maçã melhora acne? São muitas as informações que rolam por aí sobre os efeitos no organismo das diferentes bebidas, sejam sucos, chás e alcoólicas. Mas o que é verdade e o que é conversa fiada?

O consumo de líquidos é fundamental para o bom funcionamento do corpo, já que ele é composto por 70% de água. Porém, algumas bebidas são tomadas são apenas para hidratar, mas com objetivos estéticos e funcionais, como perder peso, ganhar músculos, desintoxicar o organismo e melhorar a pele. Será que funcionam mesmo?

A professora Tatiane Vanessa de Oliveira, do curso Tecnólogo em Nutrição do Centro Universitário Senac, em São Paulo, explica o que é fato e o que é mito sobre as propriedades nutricionais de várias bebidas e sua ação no organismo.

Cerveja realmente engorda e dá barriga?

Fato!

Cerveja realmente engorda e dá barriga?

A culpa não é propriamente da cerveja! Como toda bebida alcoólica, ela é altamente calórica: uma lata de 350 ml tem cerca de 150 calorias. O ganho de peso está relacionado a quantidade do consumo da bebida em relação ao gasto energético da pessoa. Outros drinques alcoólicos são até mais calóricos do que a cerveja ou o chope, mas o problema é que ninguém se contenta com apenas um copo de cerveja.

Calorias não gastas — vindas da cerveja ou de qualquer bebida ou alimento — viram gordura corporal. No homem, a cintura é o primeiro lugar onde a adiposidade se instala no homem, tanto no abdômen frontal (a barriga) quanto nos pneus.

E para piorar, normalmente a cerveja é consumida com petiscos que costumam ser gordurosos e ricos em calorias.

Beber vinho todo dia faz bem para a saúde?

Fato!

Verdades e mentiras sobre sucos, chás e álcool - Beber vinho todo dia faz bem para a saúde

O vinho feito com as uvas das espécies Vitis vinífera e Vitis labrusca ou os sucos de uva integrais (sem adição de açúcar e conservantes) têm em sua composição o resveratrol, antioxidante que pode auxiliar no controle do açúcar no sangue (glicose) e na prevenção de doenças cardiovasculares.

Porém, tomar vinho não faz verão se o resto da dieta for um lixo. Seus benefícios estão associados ao o consumo dentro de um padrão alimentar saudável e respeitando a dose recomendada: uma taça por dia. Sim, uma só!

Bebidas isotônicas ajudam a curar ressaca?

Fato!

Verdades e mentiras sobre sucos, chás e álcool - Bebidas isotônicas ajudam a curar ressaca

Isotônicos atenuam a ressaca porque ajudam a diminuir a desidratação causada pelo consumo excesso de álcool, que é diurético. Os isotônicos, normalmente, são compostos por: água, sódio, potássio e glicose e/ou sacarose, ou seja, minerais e açúcares que dão um up no organismo detonado pelo porre. O consumo dos isotônicos pode ser contraindicado para diabéticos e hipertensos, justamente por conterem sódio e açúcar.

Quer saber qual é o melhor remédio para curar a ressaca? A hidratação com muita água, o consumo de frutas, verduras e legumes e repouso.

Suco detox limpa as toxinas do organismo?

Mito!

Verdades e mentiras sobre sucos, chás e álcool - Suco detox limpa as toxinas do organismo

Nenhum suco isoladamente faz mágica em garantir o bom funcionamento do organismo. Claro que os sucos naturais de frutas são saudáveis, fontes de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, que fazem bem para diferentes funções, segundo sua composição. Mas por si só nenhum suco faz milagre, especialmente no meio de uma dieta ruim, cheia de porcarias e gorduras.

A dica é seguir uma alimentação saudável, com ingestão adequada de frutas, verduras e legumes, que vão fazer bem ao organismo seja ao natural seja em forma de sucos. Em tempo: o consumo de vegetais ao natural traz mais benefícios que o suco dos mesmos, porque muitas vezes as fibras se perdem na coagem.

Chá verde emagrece?

Fato!

Chá verde emagrece

O chá verde é obtido a partir das folhas da planta Camellia sinensis e possui um composto bioativo denominado epigalocatequina galato, que apresenta uma relação com o aumento do gasto energético e, consequentemente, com a perda de peso.

Mas atenção: qualquer processo de emagrecimento está associado a um equilíbrio entre a ingestão de calorias e o gasto energético (nas atividades diárias e nos exercícios), fatores genéticos e qualidade da alimentação. Além disso, o chá verde também não é indicado para pessoas hipertensas, devido à presença da cafeína.

Beber suco de beterraba aumenta a performance no treino?

Mito!

Verdades e mentiras sobre sucos, chás e álcool - Beber suco de beterraba aumenta a performance no treino

Fala-se muito por aí que beber suco de beterraba auxilia o treino, porque é rico em nitrato — um dos precursores do óxido nítrico, substância que promove vasodilatação, usado como suplemento esportivo. Estudos científicos corroboram que a beterraba diminui o esforço que o coração precisa fazer para levar sangue e oxigênio até os músculos durante os exercícios físicos. Mas você crê que tomar suco de beterraba mais deixar você mais ágil e mais forte?

A beterraba tem ação anti-inflamatória e antioxidante, rico em nutrientes como carboidratos, fibras e vitaminas e deve estar inclusa numa dieta saudável. Mas só.

Antes de malhar faça um lanche leve com fontes de carboidrato. Porém, antes de escolher o lanchinho, leve em consideração o tipo de exercício, o tempo e a intensidade.

Os sucos ajudam a evitar o envelhecimento da pele?

Mito!

Verdades e mentiras sobre sucos, chás e álcool - sucos ajudam a evitar o envelhecimento da pele

Nenhum suco isoladamente previne o envelhecimento. Por terem vitaminas e minerais com propriedades antioxidantes, frutas, verduras e legumes podem contribuir para a saúde da pele, com certeza. Mas o processo de envelhecimento da pele e a formação de rugas, manchas e outros problemas está ligada a muitos outros fatores, como a exposição ao sol sem proteção, à falta de limpeza e hidratação da pele e ao uso de cosméticos regeneradores.

Por mais ricos que os sucos seja em vitamina C, por exemplo, como é o caso dos cítricos, não vão ter ação direta sobre a aparência.

Vale destacar que os vegetais in natura, crus ou cozidos na forma sólida, preservam mais as suas propriedades e os benefícios a saúde.

Kombucha ajuda a emagrecer e desintoxicar?

Fato!

Verdades e mentiras sobre sucos, chás e álcool - Kombucha ajuda a emagrecer e desintoxicar

O kombucha é uma bebida refrescante obtida pela fermentação do chá pela ação de microorganimos (leveduras e bactérias “boas”) que beneficiam a saúde intestinal. Ele tem comprovadamente ação probiótica, repondo a flora bacteriana do intestino. Porém, não se tem um controle dos tipos de bactérias presentes nessa preparação, e cada indivíduo possui uma flora intestinal diferente que responderá de formas variadas. Além disso, a saúde intestinal está diretamente associada à prevenção do desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis.

Suco de couve com maçã ajuda a combater a acne?

Mito!

Verdades e mentiras sobre sucos, chás e álcool - Suco de couve com maçã ajuda a combater a acne

A acne é uma alteração na pele ocasionada pelo acúmulo de sebo que pode favorecer o crescimento bacteriano. Também pode ser causado devido às alterações hormonais, genéticas, efeito colateral de medicamentos, pele oleosa, estresse, entre outros.

Porém, devido alguns nutrientes possuírem ações antioxidantes e anti-inflamatórias, o consumo de frutas, verduras e legumes, associada a uma alimentação equilibrada, pode auxiliar no tratamento.

A água é a melhor bebida para o corpo?

Fato!

Verdades e mentiras sobre sucos, chás e álcool - A água é a melhor bebida para o corpo

Além de ser a melhor opção para matar a sede, a água representa mais de 70% da nossa composição corporal e é extremamente importante para o bom funcionamento de todo o organismo.

Quando a gente sente sede é porque o corpo já está desidratado. Portanto, deve-se beber água o dia todo. A quantidade que devemos ingerir diariamente é influenciada por diversos fatores, como idade, peso, tipo e intensidade da atividade física, clima e temperatura ambiente. Em média, a ingestão diária de água pode variar entre 2 a 4 litros.

Vale lembrar que não vale substituir a água por bebidas açucaradas, sucos e, principalmente, por refrigerantes.

Foto de abertura: Deposit Photos

https://www.instagram.com/homemunico/

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia também
Os alimentos que parecem saudáveis – mas não são
Os alimentos que parecem saudáveis – mas não são