Único -Pneus o que é preciso saber sobre manutenção e segurança

Pneus: o que é preciso saber sobre manutenção e segurança

OUÇA O POST EM PODCAST

Caprichar na manutenção dos pneus não só é fundamental para a segurança como também economiza combustível e melhora o desempenho do carro.

Começar a prestar mais atenção às condições dos pneus uma obrigação de todo motorista, em nome de sua segurança e a dos outros condutores. As rodas desempenham um papel crítico nas condições de rodagem do carro. Pense nos seus sapatos: como seria seu equilíbrio ao andar com eles com solas desgastadas. Só que no caso do carro a situação é ainda mais crítica, pois vidas dependem do estado dos pneus na hora de uma freada ou derrapagem.

À parte a questão fundamental da segurança, caprichar na manutenção dos pneus também ajuda a economizar combustível e melhorar a performance do carro.

Muitas vezes basta uma simples inspeção visual para identificar problemas, como desgaste irregular.

Confira as dicas da Associação Nacional da Indústria dos Pneumáticos (ANIP), que reúne 12 empresas e 20 fábricas instaladas no Brasil.

Único -Pneus o que é preciso saber sobre manutenção e segurança

Calibragem

Os pneus devem ser calibrados semanalmente — ou pelo menos a cada 15 dias — dependendo do tempo que o carro é usado e as condições de rodagem (cidade, estrada, terrenos acidentados). Calibre com a pressão indicada no manual do veículo. A baixa pressão é especialmente nociva, pois torna a direção pesada, aumenta o desgaste dos pneus e o consumo de combustível em até 20%. A pressão deve ser regulada com os pneus frios.

Balanceamento e alinhamento

O balanceamento dos pneus e o alinhamento das rodas do veículo devem ser feitos a cada 10.000 quilômetros rodados. O alinhamento ajusta os ângulos das rodas mantendo-as retas em relação ao chão e paralelas entre si, para que as bandas de rodagem dos pneus toquem a pista de maneira uniforme. O balanceamento é feito concomitantemente ao alinhamento, equilibrando pneus e rodas para que rodem sem vibração.

Sinais da necessidade dos ajustes: quando surgirem vibrações, na troca ou no conserto do pneu, quando o veículo sofrer impactos na suspensão, quando apresentar desgastes irregulares, quando forem substituídos componentes da suspensão ou quando o veículo estiver puxando para um lado. Para checar o alinhamento, cheque se o carro não continua em linha reta quando você solta o volante durante alguns segundos. Às vezes isso só é percebido em alta velocidade.

Único -Pneus o que é preciso saber sobre manutenção e segurança

Rodízio

O rodízio compensa a diferença de desgaste dos pneus, além de trazer mais estabilidade e eficiência. No caso de pneus diagonais de passeio, o rodízio deve ser feito a cada 5.000 quilômetros rodados. Já para os pneus radiais de passeio, deve ser realizado a cada 8.000 quilômetros.

Estepe

Ao viajar, é comum ter preguiça de checar a calibragem do estepe, principalmente se ele estiver sob as malas. O pneu extra é tão importante quanto os que estão sendo usados e deve estar em boas condições para uma eventual troca.

“RG” do pneu

Nem todos reparam nas letras e números na lateral do pneu, mas esses dados estão relacionados a informações sobre o próprio pneu como carga e pressão máxima, local e data de fabricação, limite de velocidade, dimensões, tipo de construção e modelo.

Único -Pneus o que é preciso saber sobre manutenção e segurança

Pneus carecas

Quando dá para descobrir visualmente que o pneu está “liso” pode ser que já passou da hora de trocar. O correto é analisar o estado por meio do Tread Wear Indicator (TWI), uma saliência de borracha transversal com altura de 1,6 mm que fica dentro do sulco do pneu. Quando o desgaste do pneu atinge esse indicador, significa que já está no limite de segurança e é hora de trocá-lo.

Inimigos do pneu

Os maiores inimigos do pneu são o óleo e a gordura. Derivados de petróleo atacam e corroem a borracha dos pneus. Por isso, não estacione sobre poças de óleo e verifique se os produtos de limpeza usados nas rodas têm alguns destes elementos.

Limpeza

Para limpar os pneus, use água e detergente neutro. Esfregue a borracha com uma escova e enxágue. Se quiser, use um produto específico para limpeza de pneus: aplique, deixe agir pelo tempo recomendado na embalagem e enxágue.

Troca do pneu

Na hora de escolher o pneu na hora da troca nem sempre é fácil saber qual é o mais adequado. Acaba-se delegando a escolha para a loja, o que nem sempre é uma boa ideia. Por isso, é importante consultar o manual do veículo e chegar sabendo as características do pneu correto para o carro. No manual estão todas as especificações do pneu, o tamanho e os limites de carga e velocidade que devem ser respeitados.

https://www.instagram.com/homemunico/

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia também
Mitsubishi Pajero Sport 2021 ganha novo visual e mais tecnologia