Único - Como montar seu bar em casa-5

Como montar seu bar em casa

OUÇA O POST EM PODCAST

Beber em casa foi uma das grandes mudanças que a pandemia do coronavírus introduziu na nossa rotina. Enquanto os bares estiveram fechados, não restou alternativa a não ser saciar a sede — muitas vezes sozinho. Quando reabriram foi com a chatice do horário reduzido e o controle da lotação. Muita gente achou melhor convidar os amigos para uns drinques em casa.

Alguns caras, porém, em vez de só abrir a lata de cerveja ou sacar a rolha do vinho, aproveitaram a deixa para aperfeiçoar seus dotes de barman e pesquisar o preparo de coquetéis mais elaborados. Que tal a ideia de investir nas bebidas e nos apetrechos básicos e criar seu próprio bar em casa?

Montando um bar em casa dá para se divertir muito servindo drinques descolados para os amigos ou impressionar aquela pessoa especial que você convidou para uma noitada.

Se você tiver um canto na sala para deixar seu bar exposto, ótimo. Dá para usar carrinho com rodas (uma opção bem estilosa), cômoda, mesa de canto, aparador ou uma prateleira na parede. Os melhores lugares da casa são a sala, o terraço ou o hall de entrada. Mas se o espaço for limitado não tem problema: guarde as garrafas num armário e os utensílios numa gaveta.

LEIA TAMBÉM

Falando em utensílios, você vai precisar investir em alguns deles, mas não muitos. Porque uma boa parte da curtição de preparar seus drinques é fazer como manda o figurino. Por exemplo, alguns drinques são batidos na coqueteleira, enquanto outros só devem ser misturados com colher. Mas não qualquer colher e, sim, a bailarina, especial para coquetéis. Também é importante servir cada coquetel em seu copo próprio, seja baixo, longo ou taça.

Único - Como montar seu bar em casa-5

Confira quais são os utensílios que você precisa ter para preparar os drinques e, também, as principais bebidas para elaborar os melhores coquetéis.

Os apetrechos básicos

Barman que se preza não improvisa instrumentos na hora de preparar drinques. Usa sempre os utensílios “profissionais”.

Coqueteleira

Item básico e necessário para misturar perfeitamente os ingredientes e o gelo. E, é claro, você não vai perder a oportunidade de se exibir chacoalhando a coqueteleira como um verdadeiro barman.

Colher bailarina

É a colher especial para drinques, com cabo bem comprido, que serve para misturar os ingredientes em copos longos. Algumas têm macerador ou garfo na outra ponta.

Dosador

Fundamental para calcular as doses das bebidas em drinques que pedem medidas exatas.

Macerador

Também chamado de socador, é fundamental para amassar frutas para drinques como caipirinhas. Não serve aquele do pilão de cozinha.

Coador

Em alguns drinques os ingredientes precisam ser coados (como o limão). Outros são servidos gelados mas não podem ter resíduos de gelo. O utensílio às vezes faz parte de coqueteleiras que vêm com o acessório.

Balde de gelo

Ajuda a deixar os cubos à mão enquanto se prepara os drinques e, também, para as visitas se servirem enquanto bebem. A pinça é fundamental porque pegar os cubos com as mãos, além de anti-higiênico, para os puristas pode interferir no sabor do drinque.

Formas de gelo

Para um jeitão “profissa”, os cubos de gelo devem ser quadrados, tradicionais. É bom ter várias formas para se certificar de que o gelo não acaba no meio da festa.

Copos bonitos

Dependendo do tipo de drinques que pretende preparar, você vai precisar de vários jogos de copos. Básicos são apenas três: baixos (para uísque e drinques como negroni), altos (para long drinks como cuba libre) e taças baixas, chamadas coupe (para margarita e dry martini).

Bolachas

Elas são garantia que seus convidados não vão deixar manchas de copos nos móveis da sua casa!

As bebidas básicas

Quanto mais tipos diferentes de bebidas você tiver no bar, maior o repertório de drinques que pode preparar — e até mesmo inventar! Mas com os destilados básicos (aguardente, vodca, gim, rum e tequila) tem-se a base da maior parte dos coquetéis famosos.

Cachaça

Vai ser usada em uma infinidade de drinques e, principalmente, nas caipirinhas e batidas de frutas. O ideal é ter uma garrafa de cachaça branca e outra de amarela, envelhecida em madeira.

Vodca

É uma das bebidas mais versáteis, usada pura na caipirinha de vodca, combinada a uma infinidade de frutas, e em drinques clássicos como o hi-fi (com suco de laranja)

Gim

Com o destilado de cereais com a especiaria zimbro você vai fazer o clássico gim tônica e vários outros drinques bacanas, como o negroni (clique aqui para aprender a preparar).

Rum

O destilado da cana-de-açúcar, primo da cachaça, é base para vários coquetéis famosos, como o mojito, a cuba libre, o daiquiri e a piña colada (clique aqui para aprender a preparar).

Uísque

É uma bebida que agrada à muita gente, boa para ser degustada pura ou com gelo. Mas pode ser usada em muitos coquetéis modernos, combinada a outras bebidas.

Tequila

A bebida nacional do México pode ser tomada pura ou combinada a frutas cítricas em diversos drinques.

Para ter seu bar 100% completo , você também pode investir em outras bebidas que entram nas receitas de coquetéis, como martini, licores como cointreau e curaçao, vinhos tinto, branco e rosé e champanhe. Mas para começar bastam as bebidas listadas acima.

Há ainda outros itens que você vai precisar ter à mão sempre que for preparar drinques para os amigos ou para aquela pessoa especial.

  • Saca-rolhas
  • Abridor de garrafa
  • Faca afiada
  • Espremedor
  • Açúcar
  • Tônica
  • Água com gás

Com seu bar montado em casa o que não vai faltar é curtição nos fins de semana!

Fotos: Deposit Photos

https://www.instagram.com/homemunico/

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia também
Mojito, cuba libre, piña colada: drinques bacanas com rum