OUÇA O POST EM PODCAST
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Sai o aguardado terceiro álbum do carioca BK’, sintonizado à luta dos negros pela representatividade social e igualdade racial.
Um dos maiores nomes do rap no Brasil, o carioca BK’ lançou seu terceiro álbum de estúdio, O Líder em Movimento. Em pouco mais de 4 anos, o rapper conquistou um público cativo e fiel com seu trabalho, repleto de referências à luta dos negros pela representatividade social e igualdade racial.— tem hoje mais de 720.000 seguidores no Instagram (@bkttlapa).
É o terceiro disco do carioca Abebe Bikila Costa Santos e segue Castelos & Ruínas (2016), a estreia que pavimentou seu sucesso, e Gigantes (2018). Conduzindo O Líder em Movimento e amarrando letras, beats e visual do álbum, há uma espécie de guia, um líder negro fictício que faz a transição de liderança egoísta para fortalecimento de seu povo. O discurso faz referências a líderes negros reais, como Malcom X, Martin Luther King e os rappers assassinados Tupac e Notorious B.I.G.
Outra influência de BK’ é o Sankofa, um ideograma presente no adinkra (conjunto de símbolos dos povos acã, da África Ocidental), que pode ser traduzido como “volte e pegue”. O pássaro é representado com os pés no chão e a cabeça virada para trás, segurando um ovo com o bico. O ovo simboliza o passado, demonstrando que o pássaro voa para frente, para o futuro, sem esquecer do passado. No disco, ele simboliza o processo de transformação e resgate do líder protagonista do disco.
Eles gostam quando preto dança, grita, chora
Eles temem quando um preto pensa
Eu sigo pé no chão, não pra que não me perca
É pra dar impulso pro salto, eu quero ver me pegar
(Letra de Movimento)
LEIA TAMBÉM
- Maluma assume alter-ego “Papi Juancho” em novo disco
- Deep Purple: o rock cinquentão continua com todo gás
- Stones lançam edição de luxo de Goats Head Soup
- Bob Dylan volta poético e político em disco de músicas inéditas
O trabalho com dez faixas, sendo oito beats de Jonas Profeta (parceiro de BK’ no coletivo Pirâmide Perdida Records, uma gravadora independente), um de Nansy Silvz e outro da dupla Deekapz, foi todo escrito em 2019, para se seguir a Gigantes, mas só foi gravado em janeiro de 2020.
O Líder em Movimento estará disponível em todas as plataformas de streaming (clique aqui). Ouça abaixo o álbum completo no YouTube.