OUÇA O POST EM PODCAST
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Livro destaca a importância do descanso para o aumento da produtividade e criatividade e defende a instituição da semana de 4 dias.
É possível trabalhar menos horas, menos dias por semana, ser mais produtivo e ganhar igual? Sim, por que não? É o que defende o norte-americano Alex Soojung-Kim Pang, consultor empresarial de empresas e startups do Vale do Silício, no best seller Trabalhe menos, ganhe igual, lançado agora no Brasil pela Buzz Editora.
O livro destaca a importância do descanso para o aumento da produtividade e criatividade e defende a instituição da semana de 4 dias para empresas de todos os portes, o que proporciona benefícios desde redução de custos à formação de líderes mais inventivos (porque mais descansados). Originalmente se chama Descanso: Porque você faz mais quando trabalha menos (Rest: Why You Get More Done When You Work Less), foi lançado em 2016 e hoje não apenas é atualíssimo como se revela visionário.
Soojung-Kim Pang antecipa o novo modelo de trabalho de home office, que antes era apenas uma tendência no mercado e se tornou realidade com a pandemia. Muitas empresas, obrigadas a aderiram às pressas à estratégia, aprenderam a trabalhar no novo formato e perceberam suas vantagens.
Alex Soojung-Kim Pang ensina o passo-a-passo para que líderes e empresários possam adotar esse modelo de redução da jornada semanal com sucesso. “Trabalho e descanso não são opostos como preto e branco ou bem e mal”, afirma. “Encurtar a semana laboral pode ajudar empresas a funcionar melhor, estimular os líderes e funcionários a desenvolver novas habilidades, aumentar o foco e o espírito de colaboração, tornar o trabalho mais sustentável e melhorar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional dos colaboradores”, afirma.
Ao analisar os casos de diversas empresas em todo o mundo, o escritor se debruça também sobre temas como a síndrome de Burnout (estado de esgotamento físico e mental ligado à vida profissional), o desenvolvimento de carreira, a desigualdade e ainda, o futuro do ambiente de trabalho em um contexto de alta tecnologia.
PhD em história e sociologia da ciência pela Universidade da Pensilvânia e professor visitante da prestigiosa Universidade de Stanford, Soojung-Kim Pang também é autor de outros livros que, com base em psicologia, neurociência, novas tecnologias e história, exploram o lado benéfico do descanso e do lazer na vida profissional. A respeito de tecnologia, seu livro anterior, The Distraction Addiction (Dependência Digital), inédito no Brasil, argumenta que, ao contrário do que se diz por aí, é perfeitamente possível usar os recursos tecnológicos da informação para ser mais focado e produtivo, em vez de perpetuamente distraído.
Trabalhe menos, ganhe igual tem 256 páginas e custa R$ 59,90. Para comprar com desconto na Amazon, clique aqui.