Os cuidados para aparar e desenhar a barba em casa

OUÇA O POST EM PODCAST

Barba bacana é barba bem cuidada, aparada e desenhada. Sem visual de náufrago. Veja o passo-a-passo para dar esse trato em casa.

Manter a barba sempre bem cuidada dá trabalho. É preciso aparar os fios, desenhar os contornos, lavar, hidratar. Mas alguns homens acham um saco e saem por aí com cara de sujinho, de desleixado. Esse trato deve ser encarado como um prazer, e não como obrigação. Tirar um tempo para cuidar de si mesmo também ajuda a aumentar a estima.

Para ser bonita, a barba deve ser bem aparada e cuidada. Ou seja, nada de visual de náufrago. Nem mesmo se você adotar o estilo hipster. Aparador e tesoura não fazem mal a ninguém.

O ideal é aparar a barba uma ou duas vezes por semana ou sempre que achar que ela perdeu a forma e os contornos. A velocidade de crescimento dos pelos é mais rápida para alguns homens e mais lenta para outros. E a barba cresce mais devagar que o cabelo: enquanto o fio facial aumenta por volta de 2 a 3 milímetros por mês, o de cabelo cresce cerca de 1,5 centímetros.

O trato de aparar pode ser semanal, mas é preciso lavar todo dia com shampoo, porque a barba é um depósito de resíduos, poeira e poluição. Também é preciso caprichar na hidratação, para evitar que os pelos fiquem ressecados e indomáveis. 

Confira o passo-a-passo para exibir sua barba sempre nos trinques.

Apare os pelos periodicamente

Só apare a barba quando ela estiver bem seca. Quando molhada ela fica com formato diferente do real.

Você pode optar pelo aparador elétrico ou pelo trabalho manual com tesoura. É questão de preferência, mas a máquina proporciona um trabalho mais rápido, uniforme e bem acabado. É indicada para barbas curtas e médias, porque as longas precisam de tesoura.

Com o aparador você rapidamente diminui o volume de todas as áreas da barba e deixa os pelos numa altura uniforme. As máquinas bacanas vêm com vários pentes de regulagem de altura, para você poder escolher o comprimento dos pelos. Se você não tem certeza qual o pente indicado para seu caso, comece com um de altura maior, porque daí dá para corrigir e aparar um pouco mais.

Desenhe os contornos

Os contornos devem ser bem desenhados, no pescoço, nas maçãs do rosto, costeletas e embaixo dos lábios. Nesse quesito, não tem negociação. É feio exibir pelos desgrenhados, crescendo desornadamente, principalmente no pescoço. Você pode usar lâmina ou máquina: fica a seu gosto.

Caso você opte pelo aparelho de barbear, não raspe só com água. Aplique antes gel de barba, para facilitar o deslizar da lâmina. O gel é melhor do que a espuma porque é transparente e permite ver exatamente as áreas em que se deve passar a lâmina.

Estique o pescoço e coloque dois dedos acima do pomo-de-adão. Essa é a altura ideal onde deve começar a barba. Raspe daí para baixo, eliminando os pelos.

Para fazer o desenho nas bochechas, imagine uma linha curva que começa no final da costeleta e segue até a altura do lábio inferior. Elimine os pelos acima dessa linha, com aparador ou lâmina. Fundamental é deixar os dois lados do rosto bem simétricos.

Apare o bigode

Penteie os pelos do bigode para baixo, usando um pente de dentes estreitos. Faça a operação com os pelos bem secos. Com tesourinha ou o aparador, corte os fios um pouco acima do lábio superior, seguindo os contornos da boca. Não deixe os pelos avançando sobre os lábios. Nos cantos, corte na linha onde termina a boca. Passe o pente novamente no bigode e cheque se não sobrou algum pelo mais longo, fora da linha.

Use produtos formulados para barba

Hoje contamos com uma infinidade de produtos formulados especificamente para uso na barba – shampoos, condicionadores, bálsamos (balms), óleos. Além de deixar a barba mais macia e fácil de controlar, tratam a pele e os folículos onde nascem os pelos. Daí evitam coceira e descamação provocadas pela pele seca.

Como o fio de barba é mais grosso e seco do que o de cabelo, o ideal é lavar e condicionar com produtos formulados para barba. que não agridem a pele do rosto. 

A barba também precisa de hidratação. Depois de lavar, use condicionador ou bálsamo (que também evitam o ressecamento da pele sob a barba). No final, se quiser passe óleo de barba para modelar e dar brilho.

Para finalizar, é legal aplicar óleo de barba. Bastam algumas gotas para deixar a barba hidratada e perfumada. Eles contêm ativos vegetais e óleos essenciais que disciplinam e dão brilho aos pelos, evitando aspecto seco e desgrenhado.

Vá ao barbeiro

É fácil dar aquele trato bacana na pelagem facial em casa. Mas por melhor que seja sua técnica, para mantê-la perfeita o ideal é visitar periodicamente uma barbearia, que é garantia de serviço bem feito e profissional. O barbeiro conhece como ninguém as linhas do rosto e os ângulos de crescimento dos fios e dá aquele trato bacana com toalha quente e tal.

Fotos: Junior Franch / Modelo: Fabricio Colombo

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia também
Prós e contras de todos os métodos de depilação para homens
Qual é o melhor método de depilação masculina?