Único - coletânea Onze da cerveja Eisenbahn com músicas de Adoniran Barbosa

Músicas inéditas de Adoniran Barbosa vêm à luz no Spotify

OUÇA O POST EM PODCAST

Comemorando 11 décadas do nascimento do sambista, o projeto Onze chegou ao Spotify com 11 músicas inéditas do compositor interpretadas por 11 artistas de várias gerações.

Difícil encontrar um brasileiro de Norte a Sul, jovem ou velho, que não conheça um trecho, no mínimo, de “Trem das Onze” (“Não posso ficar nem mais um minuto com você…”). Não apenas “Trem das Onze”como também “Saudosa Maloca”, “Samba do Arnesto”, “Tiro ao Álvaro”, “Joga a Chave” tornaram Adoniran Barbosa conhecido nacionalmente como o pai do samba paulista.

Para assinalar as 11 décadas do nascimento do sambista, veio à luz o projeto Onze, que chegou ao Spotify com 11 músicas inéditas do compositor escritas entre 1961 e 1980, interpretadas por 11 artistas de várias gerações. Tem interpretações de veteranos como Elza Soares, Zeca Baleiro e Di Melo ao lado de novos artistas como Illy, Luê, Zé Ibarra, Rubel, Francisco El Hombre, Barro, Amanda Pacífico e ÀVUÀ. O mérito cabe ao produtor e músico Lucas Mayer, da DaHouse Áudio, que já sabia da existência do material inédito esquecido na antiga editora musical Corisco, em São Paulo, desde que criou a trilha sonora para o curta-metragem Dá Licença de Contar, em 2015.

O projeto se viabilizou em parceria com o selo Coala.Lab graças ao patrocínio da cerveja Eisenbahn, que aproveitou a homenagem para estabelecer um link entre o trem do logotipo da cervejaria e a música mais famosa de Adoniran. Todas as músicas foram gravadas remotamente nas casas dos músicos e cantores.

Adoniran Barbosa, aliás João Rubinato (1910-1982), foi radialista, cantor e compositor. Representava diversos personagens em programas de rádio e, entre eles, o Adoniran que se tornou tão popular a ponto de se confundir com seu criador.

Seus sambas são considerados símbolos da vida em São Paulo, não só por usarem o sotaque e a linguagem popular paulistana – incluindo erros gramaticais – mas também por retratarem tipos humanos como boêmios, bêbados, despejados das favelas, engraxates e os solitários e excluídos da metrópole.

Onze já está disponível no Spotify com aproximadamente 35 minutos.

https://www.instagram.com/homemunico/

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia também
Único - BK' O Líder Em Movimento
Rapper BK’ lança novo disco, O Líder em Movimento