OUÇA O POST EM PODCAST
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Carregar peso extra no corpo não tem problema — a não ser que seja por desleixo. Relaxar na atividade física e na dieta saudável e exagerar no prato não são legais para a saúde de ninguém. Muita gente — tanto mulheres quanto homens — curte muito mais um cara cheinho ou parrudo do que um sarado com abdômen trincado. Mas brigar com a balança quase sempre faz a gente brigar também com o guarda-roupa.
Se você está acima do peso ideal para seu tipo físico ou tem biótipo mais para grande (até por herança genética), convém fazer escolhas de roupas mais adequadas ao seu corpo. E existem também alguns truques para afinar e deixar sua silhueta mais esguia.
Às vezes, o problema não é só gordura. Muitos homens, especialmente jovens, sofrem ao ter de tirar a camiseta na praia ou na academia por causa da ginecomastia, o crescimento anormal das mamas, causado não por excesso de gordura, mas de tecido mamário (leia o post aqui).
A maior parte das dicas abaixo exige apenas bom gosto e senso de estilo. Ou seja, você não precisa doar todas suas roupas, nem estourar o cartão de crédito comprando peças novas (bem, talvez tenha de fazer algumas aquisições). Confira.
Use roupas do seu tamanho
Não caia na besteira de usar roupas folgadas achando que vão camuflar o que sobra em você. Na verdade, peças largas fazem o efeito oposto e deixam a silhueta ainda maior. Por outro lado, roupas muito justas e apertadas evidenciam os quilos a mais.
Escolha peças que se ajustem ao seu corpo, sem sobrar ou faltar tecido. Cuidado com os ternos e camisas slim fit, que são bem justos no corpo, mas podem não ficar bem em quem está muito acima do peso.
Explore as listras verticais
Não apenas se estiver acima do peso, mas também se for mais para baixinho e atarracado, use camisas e camisetas de listras verticais, que afinam e alongam sua silhueta, fazendo você parecer mais magro e esguio. Só evite as listras muito largas.
Por outro lado, usar listras horizontais é praticamente proibido para você, pois elas esticam suas formas ainda mais para os lados.
Coloque a cintura da calça na cintura
Evite usar as calças muito acima da cintura — pior ainda, apertadas num cinto —, estrangulando sua barriga. Pense no Faustão (agora apague essa imagem da mente!). E também não use as calças muito baixas, porque suas pernas vão parecer mais curtas, engordando sua silhueta.
Posicione a calça e o cinto na linha do quadril, nem acima e nem abaixo. E evite cintos muito largos ou chamativos, que atraem o olhar para sua barriga.
Aposente o cinto
Outra opção é usar a calça sem cinto, porque esse acessório divide seu corpo em duas partes de forma muito marcada. Sem cinto, sua silhueta fica mais alongada, especialmente se você optar por calça e camisa em cores semelhantes.
Aposte na monocromia
Experimente usar calça e camisa da mesma cor (ou de tonalidades diferentes da mesma cor), pois essa combinação afina a silhueta. O preto, como você já deve saber, é a cor campeã nesse quesito. Cinza escuro e azul marinho também cumprem bem a função.
Se quiser combinar peças de cores diferentes, evite contrastes muito acentuados entre a parte de cima e a de baixo, que dividem sua silhueta ao meio. Calça de cor clara e camisa escura levam a atenção para o peito, enquanto camisa clara e calça escura atraem atenção para as pernas. Leve isso em conta se é baixinho ou tem pernas curtas.
Falando em roupa social, o terno ou costume (o terno sem colete) em qualquer tom de cinza é uma opção elegante.
Cuidado com as estampas
Estampas grandes ou chamativas fazem seu tronco parecer maior e mais largo. Prefira camisas com desenhos pequenos, como florais, xadrezes e geométricos miúdos, e listras finas (lembrando, sempre verticais). Nem é preciso frisar para evitar as camisas florais tipo havaianas. O mesmo vale para as listras horizontais, que alargam seu trono para os lados, e os xadrezes muito grandes.
Post publicado originalmente no site Homem No Espelho.