Peças essenciais que todo homem deve ter no guarda-roupa

OUÇA O POST EM PODCAST

Para ficar estiloso sem esforço, basta ter no armário peças essenciais que podem ser usadas em diversos estilos e se adaptam a várias ocasiões. Do paletó à camiseta básica, veja o que você precisa ter à mão.

Andar estiloso sem quebrar a cabeça na hora de escolher a roupa: essa é a ideia! Para isso, ninguém precisa ter um armário abarrotado. Ao contrário, basta apostar nas peças que, além de não saírem da moda, ajudam a compor um visual bacana de modo bem fácil.

Com apenas alguns modelos de camisetas, camisetas e calças e umas poucas peças mais você monta o que se chama de “armário cápsula”. Trata-se um guarda-roupa com peças essenciais, que podem ser usadas em diversos estilos e se adaptam a várias ocasiões.

Com as peças abaixo, você monta um guarda-roupa que encara trabalho, festa, balada, evento social, boteco, churrasco e praia. 

CAMISA BRANCA

Ela é curinga no guarda-roupa de todo homem, porque fica bem com tudo: jeans, calça de sarja, bermuda, terno e costume com ou sem gravata. Dá para usar por dentro ou fora da calça, com mangas dobradas ou punhos abotoados. O caimento é fundamental: tenha certeza de que ela se ajusta bem ao seu corpo. Nada pior do que uma camisa branca mal ajustada, com pano sobrando nas mangas e no tronco.

Peças básicas do guarda-roupa masculino - camisa branca - Único

Camisa slim fit stretch Dudalina (para comprar, clique aqui).

PALETÓ SLIM FIT

Todo homem tem que ter pelo menos um paletó (também chamado de blazer), para usar tanto de maneira formal (com camisa social e gravata), quanto de modo descontraído, com jeans, camisa estampada, camiseta, pulseiras, tênis etc. Quem tem um costume ou terno, pode usar o paletó separadamente. Os paletós agora têm modelagem slim fit, mais acinturada e ajustada ao corpo.  Preto, cinza e azul marinho são cores que caem bem em qualquer estilo de combinação. 

Peças básicas do guarda-roupa masculino - paletó - Único

Paletó slim fit VR Collezioni. Clique aqui para comprar.

CAMISA XADREZ

O xadrez é um padrão que nunca sai de moda. Existem vários padrões, de diferentes tamanhos das listras, finas ou largas, misturando cores. As origens dos desenhos são várias: o Buffalo Check nasceu nos Estados Unidos, o Tartan vem da Escócia, o Madras surgiu na Índia, por exemplo. A camisa xadrez é versátil, pode ser usada para dentro ou fora da calça (com ou sem cinto), com mangas dobradas ou punhos abotoados. Também fica legal usada totalmente aberta sobre camiseta de cor neutra, principalmente branca ou cinza ou, ainda, de uma tonalidade que combine com as cores do xadrez.

Peças básicas do guarda-roupa masculino - camisa xadrez - Único
Camisa xadrez Richard’s (para comprar, clique aqui).

CAMISA POLO

A polo de piquê é um clássico, que combina com todo tipo de roupa. Pode ser usada com jeans, bermuda, calça chino, de sarja ou de alfaiataria. Fechar o colarinho é opcional, mas fica bem legal. 

Peças básicas do guarda-roupa masculino - camisa polo - Único

Polo de piquê com gola e mangas caneladas Lacoste. Clique aqui para comprar.

CAMISA JEANS

Pode ser usada de diversas maneiras, desde a mais relaxada, para fora da calça, até bem formal, combinada com terno e gravata. Ela aparece nas coleções das confecções em diversas cores — do azul bem claro ao preto — e com vários tipos de lavagens e tratamentos (desbotada, manchada, stonada).

Peças básicas do guarda-roupa masculino - camisa jeans - Único

Camisa jeans Levi´s. Clique aqui para comprar.

CAMISETA BÁSICA LISA

Ela é tão versátil que você precisa ter várias, lisas, de cores diferentes, para usar de todo jeito: com calça colorida, jeans, bermuda, shorts e até compondo um visual mais descontraído na roupa social. Fundamental ter uma branca e uma preta e, daí em diante, optar por cores que combinem com as calças e bermudas do seu guarda-roupa. Quanto melhor a qualidade do tecido, mais tempo ela vai durar e resistir às lavagens.

Peças básicas do guarda-roupa masculino - camiseta básica - Único

Camiseta básica de gola redonda e modelagem tradicional Vøn der Völke (para comprar, clique aqui).

CALÇA JEANS

Nem precisava lembrar de que essa dobradinha é um clássico da moda masculina. Os atores James Dean e Marlon Brando eternizaram lá ainda nos anos 1950 esse estilo “rebelde sem causa”.  É a combinação mais fácil, despojada e matadora do mundo. O jeans pode ser azul escuro, claro, estonado, rasgado. A camiseta, basicona, pode ser de gola careca, em V, como na foto, ou modelo henley (aquela com botões). Para dar um upgrade, capriche nos acessórios: relógio, cinto, pulseiras, colar, escapulário, boné, chapéu, a seu gosto – não tudo ao mesmo tempo, é claro. 

Peças básicas do guarda-roupa masculino - jeans - Único

Jeans com modelagem slim fit Levi’s 511 (clique aqui para comprar).

CALÇA DE ALFAIATARIA

Como o nome já sugere, esse modelo de calça parece ter sido feito por um alfaiate. É uma calça social, confeccionada em um tecido mais sofisticado (como os usados em ternos e costumes), com bolsos laterais estilo faca. Um dos jeitos bacanas de usar, perfeito para uma festa, é combiná-la com camisa social. Mas apesar de seu visual formal, pode ser usada em estilo casual, com camisa lisa ou estampada e sapato sem meia, por exemplo. 

Peças básicas do guarda-roupa masculino - calça alfaiataria - Único

Calça de alfaiataria Calvin Klein. Para ver mais modelos e comprar, clique aqui.

CALÇA PRETA

Ela é uma peça fundamental porque pode ser usada de mil jeitos, com camiseta, polo, camisa lisa ou estampada e, para um visual mais sofisticado, com  paletó. Um modelo perfeito é a calça preta de sarja, com bolsos frontais.

Peças básicas do guarda-roupa masculino - calça preta - Único

Calça de sarja com modelagem skinny Ellus. Clique aqui para ver outros modelos e comprar.

JAQUETA JEANS

A jaqueta jeans é uma peça curinga para usar quando dá uma esfriada porque vai bem com camiseta, camisa, cardigã, malha de lã  e todo tipo de calça (jeans, chino, de sarja colorida). Ela aparece em várias versões, desde as confeccionadas em denim bruto, escuronas, até os modelos claros ou detonados. O modelo trucker, básico, é atemporal, nunca vai sair da moda.

Peças básicas do guarda-roupa masculino - jaqueta jeans - Único

Jaqueta jeans modelo trucker Levi’s. Para comprar, clique aqui.

MOLETOM COM CAPUZ

É peça básica para vestir quando o tempo dá aquela esfriada, combinada com jeans, calça de sarja ou bermuda. Fica bacana também usar o moletom embaixo de uma jaqueta jeans.

Peças básicas do guarda-roupa masculino - moletom com capuz - Único

Moletom com capuz New Balance (para comprar, clique aqui).

BERMUDA

Aqui no Brasil a gente tem a sorte de poder usar bermuda o ano inteiro e em qualquer ocasião. O ideal é ter várias modelos, lisos e estampados, para variar bastante o visual. Os modelos lisos, de uma cor só, nunca têm erro, mas vale ousar mais e apostar nas estampas. Caso queira um repertório menor, opte pelas lisas em cores clássicas (preta, marrom, cinza, azul escuro, bege, areia), que combinam com várias cores de camisa ou camiseta.

Peças básicas do guarda-roupa masculino - bermuda - Único

Bermuda de linho Reserva (para pesquisar mais modelos e comprar, clique aqui).

SUNGA 

Sunga não é tabu para o homem brasileiro, que vive de bem com seu corpo e curte praia o ano todo. É uma instituição bem brasileira, já que seu uso não é tão frequente nas praias europeias e americanas. Ao contrário do que se pensa, todo tipo de homem pode usar sunga: magro, sarado, acima do peso. alto, baixinho. Basta escolher o modelo certo, com laterais mais largas ou mais estreitas. Se você tem dúvida qual o tipo de sunga ideal para seu corpo, leia aqui o post do site parceiro Homem No Espelho.

Peças básicas do guarda-roupa masculino - sunga - Único

Sunga lisa Blue Man (para pesquisar outros modelos e comprar, clique aqui).

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Leia também
Único - adidas lança novos tênis inspirados em Star Wars
adidas lança novos tênis inspirados em Star Wars