OUÇA O POST EM PODCAST
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Novo livro de Estanislao Bachrach, biólogo molecular e especialista em neurociência, explica como o que pensamos pode melhorar nossas vidas — mas também piorá-las.
Pensamentos acelerados, respiração descompassada, procrastinação, tensão muscular e cansaço são alguns sintomas que indicam a desarmonia entre corpo e mente. No livro ZensorialMente: Deixe seu corpo ser seu cérebro, o neurocientista argentino Estanislao Bachrach apresenta exercícios práticos para estimular a capacidade de administrar as emoções nos diferentes campos energéticos, com o intuito de alcançar uma vida mais “zen”.
Segundo explica Bachrach no livro, a não compreensão das emoções é capaz de alterar as reações corporais. “O corpo e cérebro ficam no piloto automático e começam a estabelecer respostas emocionais padrões que geram desconforto físico e mental, como calor quando sente ódio, temor quando se tem medo ou dor de barriga em momentos de raiva.” Para controlar estes estímulos prejudiciais e a liberação inconsciente de energia, o autor propõe experiências sensoriais e uma jornada de introspecção, com meditação, yoga e a prática do mindfulness – método de respiração e atenção plena nos acontecimentos presentes.
Ao sentir a necessidade de compreender cada emoção que sentia, a fim de encontrar um equilíbrio físico, emocional e mental, Bachrach passou a registrar e analisar as pequenas vibrações do humor que influenciavam a própria saúde no cotidiano. A partir da sutileza de cada ação que exercia – movimento das articulações, mudança na respiração de acordo com o ambiente, conversas para soluções de problemas e, até mesmo, a consciência do “eu”, o autor constatou o corpo como um “órgão sensorial”. Ou seja, capaz de reagir a estímulos internos e externos.
“Sua mente mente para você e mente mesmo sem você perceber. Seu corpo está mentindo para você também? Seu corpo – com suas sensações, percepções e movimentos internos e externos – pode mentir para você? Essas sensações, às vezes prazerosas, às vezes neutras e, claro, desagradáveis, sejam sutis ou intensas, podem lhe dar informações valiosas para que você possa levar uma vida com maior bem-estar e melhores decisões? Essas emoções em seu corpo não são aquelas que você acumula a cada momento de acordo com seus estados de energia e seus estados de prazer ou desprazer?”, explica.
LEIA TAMBÉM
- Trabalhar menos e ganhar mais: isso é possível?
- Seja Único: as estratégias para destacar seu negócio
- Amazon: aprenda as táticas da gigante digital
Com dicas e atividades simples para executar diariamente, Bachrach estimula o leitor a exercitar a inteligência sensorial, composta pela habilidade de prestar atenção e capacidade de registrar em harmonia o que a mente e o corpo estão “dizendo”.
“Por 30 segundos, seu cérebro decifra e lida com mais informações do que o Telescópio Espacial Hubble interpretou e processou em 30 anos. Seu cérebro inteiro poderia conter cerca de duzentos exabytes de informação. O que seria o total do conteúdo digital que existe hoje em todo o mundo”, escreve o autor, que lecionou e pesquisou na Universidade de Harvard por 5 anos.
ZensorialMente é um convite para uma viagem interna que pode ajudar a responder questões profundas e alcançar maior clareza e comprometimento para uma vida com mais propósito e tranquilidade.
Estanislao Bachrach também é autor de Sobre o Outro, Ágil/Mente e No Limbo (inéditos no Brasil).
ZensorialMente (Editora Latitude) tem 292 páginas e custa R$ 64,90. Para comprar com desconto na Amazon, clique aqui.