Forró a nova paixão do Brasil de norte a sul

Forró: a nova paixão do Brasil de norte a sul

OUÇA O POST EM PODCAST
Getting your Trinity Audio player ready...

Abram alas para o forró. O ritmo e seus subgêneros estão dominando os rankings de músicas mais ouvidas do streaming e cresceram mais de 100% em novos ouvintes nos últimos 6 meses.

No top 100 diário das músicas mais ouvidas do Brasil na plataforma Deezer, entre as 10 primeiras ao menos 5 pertencem ao forró. O Brasil de norte a sul escuta artistas como Barões da Pisadinha, Tierry, Conde do Forró, Taty Girl, Zé Vaqueiro, Jonas Esticado, Vitor Fernandes, Mara Pavanelly e Eric Land. E o sucesso não acontece só em terras brasileiras: a dupla Barões já é a segunda mais ouvida no ranking global.

O ritmo, popular nas regiões Norte e Nordeste, hoje é forte também no Sudeste. A cidade que atualmente mais ouve forró na plataforma Deezer não está nos estados berços do ritmo musical: é São Paulo. E os responsáveis por esse sucesso são os jovens adultos: 44% das pessoas que escutam o gênero têm entre 26 e 35 anos de idade e 33% entre 18 e 25.

Até o Neymar caiu no forró. Imagina a quantidade de seguidores do jogador de todas as partes do mundo que assistiram a dancinha do craque.

Nos últimos 5 anos o dono das paradas foi o sertanejo. O funk chegou com tudo, mas, agora, o forró e suas vertentes roubaram a cena. Não tem como não agradar, com suas letras de amor e seu ritmo dançante.

O gênero musical “oficial” das festas juninas, 100% brasileiro, provavelmente recebeu influências dos escravos africanos. Fincou pé nas regiões Norte e Nordeste com uma base composta por apenas três instrumentos: triângulo, zabumba e acordeão (ou sanfona). O atual forró, porém, agora vem acompanhado de teclados, baixo e guitarra.

Nos últimos 12 meses, Os Barões da Pisadinha ultrapassaram em streams artistas consagrados como Wesley Safadão e Xand Avião. A dupla teve uma grande ascensão no início de 2020 e segue crescendo desde então. As músicas mais ouvidas são “Tá Rocheda”, “Já que me ensinou a beber”, “Basta Você Me Ligar” e é claro, “Recairei”, que acumula quase 170 milhões de visualizações no YouTube. Assista ao vídeo abaixo.

Outro destaque é o baiano Tierry, representante da vertente romântica do forró. Nos últimos 6 meses, seus streams quintuplicaram (540%) na Deezer. Famoso atualmente pelo hit “Rita”, ele é compositor de sucessos de grandes nomes como Ivete Sangalo, Luan Santana, Lucas Lucco, Simone & Simaria, Gusttavo Lima e Jorge & Mateus. “Cracudo” é sua música mais ouvida, ultrapassando o sucesso “Rita”. Assista ao clipe abaixo.

O cearense Jonas Esticado é outro fenômeno. Ele se manteve durante semanas entre as cinco músicas mais tocadas no Spotify Brasil e chegou à 174º posição no Spotify Global com “Investe em Mim”. O clipe tem quase 55 milhões de views no YouTube.

O subgênero Forró de Favela também está em seu ápice. A banda Conde do Forró cresceu mais e 480% no streaming nos últimos 6 meses, principalmente por causa da viralização da vocalista Japinha cantando “Romance Desapegado”, um hit do forró romântico. É a música mais ouvida da banda no streaming, seguida de “Saudade de Mim”, “Quem Mandou Me Deixar”, “Destruiu Nosso Amor” e “Descontar a Raiva”, respectivamente.

“Estão bombando vários subgêneros do forró como Vaquejada, Passinho e Forró Romântico, que já são sucesso no Norte e Nordeste e estão conquistando o Brasil, já que o streaming permite essa rápida popularização. A Deezer investe no gênero, promovendo um canal de Forró com muitas playlists, desde artistas consagrados até novos artistas em ascensão”, diz Polly Ferreira, editora de forró da Deezer.

A especialista conta também que as lives ajudaram a promover o gênero, e que planos acessíveis de streaming são facilitadores para que o ritmo chegue cada vez mais longe. “Hoje você faz descobertas com o celular na sua mão, e quebra todas as barreiras geográficas”, finaliza Polly.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Fique por dentro do Único
Assine grátis a newsletter e receba as atualizações do Único por e-mail